Seguidores

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Michael Hutchence, a antiga voz do INXS

Quando se fala em final dos anos 80 e Rock in Rio 1991 só me vem a cabeça o INXS. Aliás na década de 90 a música "By my side" me perseguia para onde eu fosse. Aliás a letra da música é de uma solidão tão doída, que eu sinto ela até hoje quando a escuto. Nem precisava estar malucão em uma sala cheia de estranhos com gente te chamando de amigo para não desejar mais do que a reconfortante presença de alguém. E esse alguém interpretação livre (ou o que estava nas entrelinhas, porque ninguém traduzia direito. Muito estranha em português). Para mim soava romântico "I wish were, I wish were..." E a loira suicida? "Suicide Blonde", vibrava mesmo com o cabelo levemente caído na cara de Michael Hutchence. Hoje me bateu uma saudade danada desse rapaz...

INXS surgiu em 1977 na Austrália sua formação original é com Andrew Farriss, Michael Hutchence, Tim Farriss, Jon Farriss, Garry Gary Beers e Kirk Pengilly. Mas sucesso mesmo eles só conheceriam em 1983 com o álbum "Original Sin", o estilo New Wave da banda teve seus dias contados ao ter um rock mais puro ao final dos anos 80. Em 1987, a coisa evoluiu mundo afora com o estouradíssimo "Kick" de 1987 e sucessos como: New Sensation, Suicide Blonde, Disappear, Need You Tonight e Never Tear Us Apart. Essas músicas foram essenciais para o disco ao vivo que gravaram no estádio de Wembley, Inglaterra em 1991, o LIVE BABY.

Depois disso não me compete falar de muitos detalhes. Como todas as bandas, o INXS teve seus altos e baixos. É melhor deixar link aqui para os curiosos que gostam de ler tudo. Mas em 22 de novembro de 1997 uma trágica notícia abalou a banda e fãs mundo afora: o cantor Michael Hutchence era encontrado morto na suíte 524 do hotel Ritz-Carlton, em Sydney, na Austrália, estrangulado com um cinto em volta do pescoço. A versão oficial dizia suicídio, já que o antidepressivo Prozac estava em sua suíte. Haveria portanto uma outra suposta causa: ele teria morrido praticando bondage (é um tipo específico de fetiche, geralmente relacionado com sadomasoquismo, onde a principal fonte de prazer consiste em amarrar e imobilizar o parceiro ou pessoa envolvida). Na época Michael estava intensamente envolvido com a apresentadora Paula Yates, ele a conheceu em 1995 quando era casada com o roqueiro Bob Geldof. Desse relacionamento Paula tinha três filhas. Mas Bob inconformado por tê-la perdido para Michael Hutchence nunca os deixariam em paz. Michael e Paula tiveram uma filha: Tiger Lilly. Que após a morte dos pais passou a ter a guarda de Geldof. Sim, Paula Yates morreu três anos após Michael em uma overdose de heroína.


Michael Hutchence
Tanto o grupo INXS e como a família de Michael Hutchence não quiseram faturar com sua tragédia. Mas devido aos apelos dos fãs pouco material foi difundido como livros, Cds e filmes (o documentário que mostra a foto acima). Há algum tempo que rola uma história de um filme sobre a vida do lendário vocalista do INXS, cujo papel título seria defendido por Johnny Depp. Chegou também a serem cogitados os atores Hayden Christensen (Guerra nas Estrelas) e Eric Bana (Hulk), a direção seria de Nick Egan, que também dirigiu alguns vídeoclipes do INXS. Ano passado um ex-morador de rua se tornou o vocalista oficial em um programa de televisão. O canadense J.D. Fortune, 31 anos, foi escolhido pela banda entre 15 candidatos no "reality show" "Rock Star: INXS", da rede CBS.

Discografia:
INXS (1980)
Underneath the Colours (1981)
Shabooh Shoobah (1982)
INXSIVE (1982)
Dekadance (1983)
The Swing (1984)
Listen Like Thieves (1985)
Kick (1987)
X (1990)
Live Baby Live (1991)
Welcome to Wherever You Are (1992)
Full Moon, Dirty Hearts (1993)
The Greatest Hits (1994)
Elegantly Wasted (1997)
Shine Like it Does: The Anthology (1979-1997) (2001)
Definitive INXS/The Best of INXS (2002)
The Years 1979-1997 (2002)
Stay Young 1979-1982 (2002)
INXS Squared: The Remixes (2004)
Switch (2005)

4 comentários:

Carla Marinho disse...

nossa meg, e eu pensava que essa música era da década de 90. nossa. eu tb me acabava ouvindo, quando chegava da escola a noite. Era só o que tocava, né? bj

Anônimo disse...

Também tenho muitas saudades desse rapaz, da sua voz, da sua performance no palco... Foi uma pena, uma grande perda... Mas suas músicas permanecem atemporais! Bjs

Anônimo disse...

Amo inxs, jh e sempre
devemos lutar para manter sua memória sempre á frente com belissimas canções e uma banda maravilhosa tbm, nunca ouvi na mtv ou entrega de premios ....que falasse desse som maravilhoso que fazia o inxs..PROTESTO !!!!o michael caiu em seu proprio fetiche..lindo ,sexy..e simplismente ..Tudo !!!

Anônimo disse...

amo michael ate hoje; ele é inesquecivel! Tinha uma voz belissima e um charme tremendo! Adoraria ver um filme sobre ele; seus clips; mas infelizmente nao ha nada sobre ele na midia... Dia 22/11/10 completam-se 13 anos sem ele... Infelizmente; sinto muita saudade dele!