Seguidores

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

O quase ilustre desconhecido da música Folk: Nick Drake. E que Heath Ledger tem haver com isso?

Todos sabem que o australiano Heath Ledger foi um grande ator e que, morreu no início deste ano ainda muito jovem (28 anos) em circunstâncias misteriosas assim como um dos seus artistas preferidos, o cantor britânico Nick Drake, que no ocasião de seu falecimento contava com apenas 26 anos. Heath tinha um sonho que queria realizá-lo, o de dirigir um longa, e esse era o seu projeto interrompido, assim como o foi em “The Imaginarium of Doctor Parnassus” (filme dirigido por Terry Gilliam), que terá estréia próximo ano. Mas ao menos, Heath Ledger teve a oportunidade de dirigir e atuar no curta-metragem “Black Eyed Dog” (2007) baseado em uma canção de Nick Drake.

"Eu não sinto nenhuma emoção sobre nada. Eu não quero rir nem chorar. Estou dormente; morto por dentro". (Nick Drake no auge da depressão)


E quem foi Nick Drake? A informação que traz a wikipédia deste artista é a mais completa que eu já li sobre alguém. Fala desde o namoro dos pais, da formação em Literatura de Drake na Inglaterra e França, a maconha que fumava constantemente, seu elogiado desempenho musical, sua timidez, suas constantes crises depressivas que o obrigou a ser escravo de medicamentos fortíssimos. O que fez os investigadores levarem em conta que possivelmente Nick não havia se suicidado, mas combinado uma dosagem fatal de medicamentos, levando-o a uma morte acidental. Uma triste e fatal coincidência também com Heath Ledger.

Heath Ledger, o jovem ator e promissor diretor, encontrado morto em seu apartamento em Nova Iorque, vítima de ingestão acidental de medicamentos.



Era meio dia quando a mãe de Drake percebeu que o filho não saía da cama, até chegar até ele e vê-lo morto. Tão semelhante à Heath Ledger que não acordara na hora em que deveria despertar para a sua sessão de massagem, sua empregada vendo toda aquela demora não se conteve e foi ao seu quarto, encontrando-o nu e gelado. Mas quanto a ser depressivo, nunca se soube que Heath Ledger fosse, ao menos se era, ou se encontrava neste estado, disfarçava dos amigos. O que surpreendeu foi a combinação fatal de remédios anti-depressivos.

Mas voltando à Nick Drake, ele apenas gravou apenas três álbums em sua vida, legado preciosíssimo para o seu público, e para seus admiradores famosos como Robert Smith do The Cure e Renato Russo, que um dia declarou: "Eu descobri Nick Drake há pouco tempo, uns dois anos. É super difícil achar os discos. Ele é um anjo. Ele tem uma sensibilidade extrema".
http://www.youtube.com/watch?v=sPKnGo_WOp4&feature=related

Nicholas Rodney Drake nasceu em Rangum, atual Birmânia em 19 de junho de 1948, devido ao lugar onde trabalhava seu pai naquele período, engenheiro na Bombay Burmah Trading Corporation. Resumindo episódios de sua vida: ele ganhou uma bolsa de estudos em 1966, para estudar Literatura Inglesa na Universidade de Cambridge. "Em setembro de 1967, ele conheceu Robert Kirby, estudante de música que orquestraria muitos arranjos de corda para os dois primeiros discos de Nick Drake. Por este tempo, Drake tinha descoberto o folk inglês e outros compositores. Foi influenciado por artistas, como Bob Dylan, Josh White, Phil Ochs e Jackson C. Frank. Ele começou a realizar apresentações em clubes locais e cafés de Londres, e em fevereiro de 1968, foi descoberto por Ashley Hutchings, da banda Fairport Convention. Hutchings recorda ter ficado impressionado com sua habilidade como guitarrista. Nick foi recomendado a Joe Boyd, famoso por suas produções, entre elas a de Pink Floyd e Jimi Hendrix". Os seus únicos álbuns oficiais foram: "Five Leaves Left", "Bryter Layter" e "Pink Moon". O que veio depois foram recompilações, achados de gravações caseiras, músicas que viraram trilha sonora de filmes e artistas que já regravaram algumas de suas músicas.
Para ter acesso a todas as informações sobre o Nick Drake, e só sobre ele clique aqui.

Nenhum comentário: