Seguidores

terça-feira, 1 de julho de 2008

Heath Ledger e curiosidades das filmagens de Coração de Cavaleiro

No dia 22 de janeiro fomos pegos por uma notícia triste e inesperada: morria naquela tarde, o ator australiano Heath Ledger. Uma grande promessa da nova geração. Aliás, ele não era uma promessa, mas um ator de peso. Um ator não só por formação, mas por vocação. Inteligente, comedido como diziam alguns que o viram muito jovem atuar, atraente e com um Oscar que poderia ganhar a qualquer época. Assim era Heathcliff Andrew Ledger que nasceu em 4 de abril de 1979 na cidade de Perth (Austrália) e era descendente de escoceses e irlandeses. Entre elementos curiosos sobre sua vida está o seu nome, que foi inspirado na personagem do romance Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Bronte. Mas entre os amigos e familiares ele era simplesmente Heathy. Ele viveu no oeste de seu país natal até os 16 anos, quando abandonou a escola faltando um ano para se formar e se mudou para Sydney. Na Austrália, trabalhou em várias séries de televisão, como "Clowning Around", "Bush Patrol", "Corrigan", "Ship to Shore" e "Home and Away".
Em 1997, foi para Hollywood, onde atuou na série americana "Roar", rodada em Queensland. Características importantes de sua vida, que ele discretamente lembra em entrevista do Making Of de Coração de Cavaleiro (2001) versão estendida, ótimo material com tudo o que um cinéfilo de plantão quer saber sobre este filme. Então, sem discorrer sobre a breve vida deste jovem ator que nos deixou aos 28 anos, mas falando a respeito do DVD Coração de Cavaleiro, os extras são realmente maravilhosos. Desde o cuidado do diretor Brian Helgeland, seu jeito zen de dirigir uma super produção, as entrevistas com atores, figurinistas e o vídeo clip do exibidíssimo cantor britânico Robbie Williams cantando o tema do filme We are the champions que outrora foi sucesso com o Queen, que também participa no vídeo. Há coisas interessantíssimas como o teste de elenco para a escolha da atriz para o papel de Jocelyn, o clima super alto astral das filmagens, a escolha da locação do filme que não é Inglaterra de jeito nenhum, mas República Tcheca e que os figurantes eram em sua maioria camponeses. O loiríssimo ator inglês Paul Bettany em depoimento para este filme dizia que Heath tem 21 anos, mas é como se tivesse 50. E o que emendava o diretor Brian Helged ele é muito diferente dos atores jovens que conheço, pois é uma pessoa muito comedida, muito ciente do que está fazendo. Sem contar com os suspiros da figurinista: Heath fica muito bem com essas bombachas feitas exclusivamente para ele... aliás ele fica bem com tudo.
O ator estava feliz por protagonizar aquele filme, que segundo ele já lhe abria as portas de Hollywood, mas o que realmente fez com que o diretor deste filme pensasse nele para o papel principal foi o seu desempenho em O Patriota. Heath recebeu a proposta para atuar em Coração de Cavaleiro quando ainda filmava O Patriota, isto quando acabara de chegar ao aeroporto em um rápido encontro com Brian ele já teria o papel. Claro que ele passou pelos pequenos testes de praxe e as entrevistas, mas de fato, tudo aquilo era desnecessário devido a um grande talento que mais tarde seria requisitadíssimo para filmes bem mais importantes. O resumo do filme Coração de Cavaleiro está no site ADORO CINEMA, link aqui ao lado.

Um comentário:

Rodrigo Fernandes disse...

Coração de Cavaleiro é otimo.. assisto e sempre me divirto... até me esqueço das bobagens de ficar perubado em analisar oteiro, enquadramento e bla-bla-bla.. é o tipico do filme pra relaxar e se divertir !!!
é uam coisa interessante, mas a morte dele foi a úncia até agora que me afetou do tipo de me entristecer mesmo... seja pela perda de um cara ainda jovem e cheio de vida pela frente... mas tbm de um grande ator que com certeza nos blindaria com tantos outros filmes grandiosos...
beijos!!!