Seguidores

terça-feira, 17 de julho de 2012

Lembrando Tarkan

Ah, as nossas lembranças... Claro que sim, que eu lembro do Tarkan! É justamente o da primeira foto que eu tinha uma vaga lembrança, uma lembrança vaga e marcante. E por quê marcante? Porque justamente eu lembrava que a beleza dele tinha um impacto forte, algo irresistível. E a música? Em uma língua estranha, mas que dava vontade de cantar. Mas cantar como? Não sei como explicar... Era uma magia. No Brasil sua gravadora só se preocupou em lançar "Simarik", aquela  música do beijo (Kiss, Kiss), onde o cantor Latino fez uma pobre versão em português. Eu lembro muito bem, eu não tinha computador em minha casa nesse período, e teve um desses CDs "Arabian Nights", creio que o volume 2 que acabei comprando só por causa dessa música. E ficava lembrando... É daquele cantor lindo (que eu achava que era árabe). Acho que ficou no passado aquela coisa de ficar fã da pessoa (dessa pessoa), na verdade se me apresentassem mais músicas dele, com certeza seria uma fã de carteirinha. Eu com essa mania de gostar mesmo de algo ou de alguém, mas gostar pra valer. Enfim...


Um belo dia de domingo, resolvi fuçar o Youtube atrás de música árabe. Mas antes lembrei de uma personagem chamada Fedora Abdala, interpretada pela atriz Cristina Pereira na novela Sassaricando e fiquei comentando com colegas via chat e rindo do quão divertida ela era. E a música "Fata Morgana" com o Grupo Dissidenten? Justamente pesquisando essa música, me veio remexendo nos baús de minha memória a lembrança de Tarkan. Assim achei o vídeo de "Simarik" e não larguei mais. A cada suspiro ficava dizendo: como ele era lindo mesmo! E agora como é que ele está? Então vamos fuçar Google, fuçar Youtube... Não! Para tudo!

Não é que esse homem consegue surpreender mais ainda anos depois? E visuais novos e músicas que arrastam você para dentro da tela. Lendo sobre ele, descobri que "a estranha língua" em que ele canta suas canções é turco, e que de nascimento ele não é turco e sim alemão. Mas explicando a biografia do lindo eu deixo para os meus próximos posts.


Pronto, fiquei com uma vontade louca de aprender o idioma dele. Que eu não acho tão ruim de pronunciar, mas muito difícil de entender... Bem, enfim... Dos antigos vídeoclipes, há alguns que não são tão bons, creio que o pessoal com que ele trabalhava não era tão bom assim e a parte cinematográfica da música acho que ficava pedindo algo melhor. Depois vendo os mais recentes houve uma evolução muito grande a partir de "Dudu" (que significa "Mulher" em turco). Em "Dudu" e "Kuzu kuzu" eu vejo um Tarkan tão turco, tão turco, tão lindamente turco, aquela carinha de homem do oriente médio, ou simplesmente o príncipe, a perfeição do traço artístico da beleza turca em pessoa, uma pintura em uma tela sabe? O meu conhecimento da cultura do país dele é o mais superficial possível. E entendo essa mescla musical de uma batida quase folclórica vindo do essencial que há em lugares como a Turquia juntando com o universo pop da música. Em "Dudu" observei ele dançando, ele fundiu bem isso também. Principalmente em movimentos levemente giratórios, que muita gente que nunca viu uma dança sagrada bailada por homens oriunda das terras de lá nunca vai saber o que é, e obviamente vai rir ou fazer algum comentário mesmo ignorante. Mas para quem tem sensibilidade e estar aberto a cultura do outro, obviamente, como eu, vai ficar em estado de fascínio.


De uns tempos para cá não sei quem está agora na direção dos seus vídeoclipes, mas seja lá quem for, está trabalhando com capricho no que se refere a produção, montagem e figurino. E que figurino! Não pesquisei o guarda-roupa dele. Mas vamos combinar, que Tarkan é um homem tão lindo que qualquer vestuário lhe cai bem. Mas assim... É cada roupa que ele veste que é uma loucura. Ainda estou para ver um artista mais fashion que ele, nesse quesito, tira nota máxima e com louvor. Lembrando que a beleza dele salta, revoluciona mais no vídeoclipe "Acimayakac" de 2010. Mas antes de chegar a perfeição absoluta dos seus quase 40 anos, ele muda muito, parece passar por várias metamorfoses e cada uma delas mais lindas. Em "Acimayakac" ele abusa do direito de ser sexy, de cantar bem, de fazer uma boa performance e do bem vestir. Outro vídeo também muito bom é "Öp" e finalmente seu mais novo sucesso Ask Gitti Bidzen. Ah, Tarkan, Tarkan bom lembrar, bom te ver de novo! E espero sinceramente que a Rede Globo se lembre de incluir uma música sua na Trilha Sonora da próxima novela das 20h00, "Salve Jorge". Ansiosa para ver o que vem por aí, me despeço para começar a escrever o próximo post.

5 comentários:

Madison disse...

Hi! Great site! I'm trying to find an email address to contact you on to ask if you would please consider adding a link to my website. I'd really appreciate if you could email me back.

Thanks and have a great day!

Suzane Weck disse...

Ola"M",tens um gosto deveras apurado para testemunhar com clareza o belo numa pessoa.Tarkan é lindo demais....não há a menor duvida.Òtima postagem,vou aguardar a continuação.Meu abraço.

Unknown disse...


thx

كشف تسربات المياة
غسيل خزانات
شركة نظافة عامة


Unknown disse...


thank you

سعودي اوتو

Unknown disse...

Amei o seu comentário e suas observações, são de fato muito sensíveis;é exatamente tudo isso que disse que ele inspira.Sou admiradora fervorosa do trabalho e beleza dele.É sem dúvida alguma um homem único e quanto mais o tempo passa fica mais valioso. Um abraço