Seguidores

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Para as pessoas que não sabem amar e não aprenderam a cativar




Eu recomendo a leitura do "Pequeno Príncipe", sim aquele livro das misses de antigamente! Ele mesmo! A pequena, mas grandiosa obra de Antoine de-Saint Exupéry. Eu quando mais novinha me comovia com a história, e me via chorando com aquele princepezinho doce que deixou o seu planeta por causa daquela rosa tão vaidosa e cheia de não me toques... E o tempo passou, me fiz adolescente, me fiz adulta e a comoção é a mesma. Só que o entendimento da obra passou a ser outro para mim. E tudo ali tem um simbolismo e um ensinamento fortíssimo. Uma obra que embora simples é uma mensagem importante para a humanidade. Lá estão valores preciosos que estão esquecidos, verdadeiramente esquecidos. O tesouro que é a verdadeira amizade por exemplo. Claro, que há uma crítica ao mundo em que vivemos muito presente no planeta do homem que era o dono de cada pedacinho de chão, daquele que quer comandar muitos exércitos e está completamente só. Há também o universo do homem que não para de fazer contas, e não há mais espaço na sua vida para nada e tudo que ele quer é "ter", "contar" e "possuir coisas"; O mundo do homem que acha que entende das coisas só porque vive cercado de livros, a presunção acima de tudo. Nossa! Isso é o nosso mundo mesmo. E quando o princepezinho chega à terra e conta ao narrador que o primeiro ser que ele viu era uma serpente e achava que todos desse planeta fossem iguais à ela?! Mas o que mais me comove mesmo é o discurso da raposa, sobre o que é cativar, preparar o coração para a visita daquele que é para si "o único no mundo". Poxa que ensinamento lindo sobre o que é amar verdadeiramente. Precisamos disso, de um coração inocente como o de uma criança que ainda não conheceu as mazelas do mundo. Precisamos da ternura, precisamos saber da importância do outro e de vê-lo com os olhos do coração. Pois ... "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos."



Para quem tem preguiça de ler, ao menos veja o DVD do mesmo título "O pequeno Príncipe" que é de 1974. No elenco estão Steven Warner no papel principal (muito fofo), Richard Kiley (como o piloto) e Bob Fosse (como a serpente). Um encanto.



Frases de Antoine de-Saint Exupéry:



"Para enxergar claro, bastar mudar a direção do olhar."

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"

"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante."

"Em um mundo que se fez deserto, temos sede de encontrar companheiros."

"Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é doce, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estão floridas."

Um comentário:

Francisco Sobreira disse...

Você acredita que ainda não li "O Pequeno Príncipe"? Não sei dizer a razão. Será que, no inconsciente, pesa o fato de ter sido considerado, por muitos anos, o livro preferido das "misses" (que, provavalmente, não o leram). Li do autor "Voo Noturno" e uma coletânea de artigos/crônicas. Gostei de ambos. Vi o filme, que, na época, achei apenas interessante. Um grande abraço.