Seguidores

domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher

Hoje citaria outros nomes também importantes, mas a homenagem de hoje vai para todas as mulheres, sobretudo as brasileiras. Aqui destaco algumas do passado, que foram as pioneiras. Em um tempo em que tudo era proibido, elas disseram à sua maneira que "era proibido proibir" e catapultaram seus nomes na história para sempre. A todas as mulheres que ousaram e que ousam, as que acreditam em sua capacidade e força, aqui vai a minha homenagem.
Luz del Fuego (1917-1967)

Nascida Dora Vivacqua em Cachoeiro de Itapemirim no dia 17 de fevereiro de 1917, descendente de italianos, virá a se tornar "Luz del Fuego" nos anos 40. Foi uma revolucionária em seu tempo, criando o primeiro clube naturista no Brasil, feminista, jamais deixou de lutar por seus ideais. É de sua autoria as seguintes frases: "Sou considerada pelos ignorantes, claro, como leviana, exibicionista e criatura imoralíssima"; "(...) Justamente porque faço tudo o que tenho em mente, realizo as coisas que mais desejo, colocando em prática as teorias que julgo acertadas, é que me censuram. Tiro da vida o que ela me pode dar de bom, de agradável e útil".

Fundou o Partido Naturista Brasileiro e se candidatou a Deputada Federal, obteve licença da Marinha Brasileira para viver na Ilha de Tapuama de Dentro, a qual transformou em "Ilha do Sol", lugar onde fundou o primeiro Clube Naturista Brasileiro. Inclusive algumas das celebridades de Hollywood daquele tempo estiveram lá: Errol Flynn, Lana Turner, Ava Gardner, Tyrone Power, César Romero, Glenn Ford, Brigitte Bardot e Steve MacQueen.

Sobre a prática naturista afirmou: “Um nudista é uma pessoa que acredita que a indumentária não é necessária à moralidade do corpo humano. Não concebe que o corpo humano tenha partes indecentes que se precisem esconder”.


Thereza de Marzo (1903 - 1986)
Nasceu no dia 04 de agosto de 1903 em São Paulo. Filha de imigrantes italianos napolitanos, decidiu se tornar piloto e determinada correu atrás do seu sonho, fez rifa até de sua vitrola para pagas as aulas de pilotagem e no dia 17 de março de 1922 ela se tornou a primeira brasileira a voar, o seu avião foi um Caudron, modelo G-3, de 120 HP. Ela casou-se com o seu instrutor de vôo, o alemão Fritz Roesler. Este nos tempos em que a cortejava nada dizia a respeito do amor de sua noiva por voar, mas quando casaram ele se mostrou altamente conservador. Sobre isso comentou certa vez: “Depois que nos casamos, ele cortou-me as asas. Disse que bastava um aviador na família. Mas nem por isso perdi meu interesse pela Aviação.” Por outras razões Thereza se afastou completamente da aviação e se contentou a ser apenas a esposa de Roesler. O seu casamento não era ruim, apesar da implicância do marido, se amavam de verdade e o matrimônio durou 45 anos.

Chiquinha Gonzaga (1847 -1935)
Ela foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, e também a primeira pianista de choro. Uma brasileira de raiz, filha de um general do exército imperial e de uma mãe mulata de origem humilde, era também afilhada do Duque de Caxias. Aos 11 anos já era compositora, e teve uma carreira artística inovadora. Era uma grande admiradora de músicas populares típicas dos escravos e era assídua frequentadora das rodas de lundu e umbigada. Por ser tão a frente de seu tempo, para as pessoas de sua ápoca foi considerada polêmica. Seu primeiro marido não aprovava sua vida independente e musical. Teria dito a ele: “Pois, senhor meu marido, eu não entendo a vida sem harmonia”.
Aos 52 anos viveu um grande amor com um rapaz de 16 anos, João Batista Fernandes Lage e morreu ao lado dele em 1935, quando começava o Carnaval.

Ao todo, compôs músicas para 77 peças teatrais, tendo sido autora de cerca de duas mil composições. em gêneros variados: valsas, polcas, tangos, lundus, maxixes, fados, quadrilhas, mazurcas, choros e serenatas. Também foi a primeira compositora popular do Brasil.

Nenhum comentário: