Seguidores

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Dois filmes sobre Antônio

Este é o melhor filme sobre Santo Antônio
Já que hoje é o dia do santo casamenteiro, vou deixar no post de hoje para quem não conhece ou nunca viu, um pequeno comentário seguido de uma resenha básica de DVD sobre o filme italiano, San Antonio Di Padova (2002). O primeiro sobre este famoso e popular santo da Igreja Católica, nascido em Lisboa (Portugal).
Sim, Santo Antônio tem seus filmes! E não é só São Francisco e Jesus Cristo não, claro que Toninho não ia ficar de fora, era até uma injustiça se não pensassem nele. O filme narra um pouco da vida de Fernando Martim. Sim, este era o seu verdadeiro nome antes de se tornar Frei Antonio, nome que lhe foi concedido ao ingressar na Ordem Franciscana. O filme é belíssimo e tem como foco a determinação de Antonio em se aperfeiçoar em sua fé. Uma lição de vida. Como Católica posso dizer que a vida de Santo Antônio teve muitos eventos interessantes, mas os mais curiosos foram colocados neste filme, como a célebre lenda de que teria falado aos peixes e os mesmos o terem ouvido. Mas basicamente é assim: o filme começa com um jovem comum, rico, divertindo-se em seu cavalo, sua armadura e seu elmo. Não bem se divertindo essa é a palavra, mas participando de um torneio com o primo, basicamente quem assistiu “Coração de cavaleiro” (com Heath Ledger) sabe do que estou falando... Um rapaz jovem, bonito, viril, assim era Fernando. Mas além de tudo sensato. Sua beleza, bravura e dignidade atraía as atenções de uma jovem chamada Teresa, a qual também seu primo estava interessado. Mas em um acesso de ciúmes e inveja por ter perdido o torneio para o primo Fernando (e também a possível namorada) investe com toda fúria sobre este, que prefere não brigar. Mas como o primo insiste, insiste, insiste, Fernando não vê outra opção que duelar com ele. Mas acidentalmente Fernando acaba deixando gravemente ferido seu primo que mais tarde passa a agonizar em seu leito. A família do rapaz já havia chamado até um padre para conferir-lhe a extrema-unção, tamanha gravidade de suas feridas, mas Fernando no silêncio do seu coração ora a Deus pelo primo, sua prece é tão forte que seu primo no dia seguinte se encontra mais disposto e sem à sombra da morte lhe rondando. Este evento poderia ter sido seu primeiro milagre, mas que o tocou fortemente. Fernando viu que ele não poderia jamais seguir aquela vida de jovem solteiro rico e fez um voto a Deus, que desgostou muitas pessoas à sua volta. Uma delas o seu pai que o queria ver em um campo de batalha e também Teresa que antes de sua ida ao convento tenta fazer com que desista da idéia.
Os primeiros dias no convento não é fácil, pois onde acreditava que encontraria Deus, a pureza e a santidade é onde o mundo passa a entrar através das mentiras, fofocas e a racionalidade humana. Ele sente na carne a tentação ao lembrar de Teresa, pois ela ainda o escreve e se auto flagela por ser humanamente homem ao sentir que não consegue controlar o impulso do desejo. Mas que ele finalmente aprende a combater, quando deixa a Ordem Agostiniana e ingressa na Ordem Menor de São Francisco. Bem, a partir da vida com os Franciscanos, agora Irmão Antônio é puro trabalho dedicado à Ordem em que abraçou. E pura devoção à caridade e aos excluídos da sociedade. Um homem jovem extremamente inteligente com o dom da ciência e da oralidade, que consegue fazer discursos que tocam a todos os corações sem precisar ler uma infinidade de livros. É claro que antes ele jamais foi um homem só dedicado à força física, mas à sabedoria. Antes voltado para ao saber dos homens, agora para o saber de Deus. Em vida fez milagres e quase como “um pop star” já não conseguia sair sossegado às ruas. Morreu santamente aos 36 anos de vida e teve a canonização mais curta da Igreja Católica Apostólica Romana. Um filmão para a toda família, inclusive aos não católicos.


O que está escrito atrás do DVD (à venda nas Edições Paulinas)

"Santo Antônio - O Filme (Itália - 2002)
San Antonio Di Padova 100 min


Santo Antônio é o primeiro filme realizado sobre a vida de um dos nomes mais populares da Cristandade. Uma superprodução filmada em Pádua, Assis e outras belíssimas locações. Nascido numa família nobre portuguesa, Antônio desafiou o pai, ao se negar a participar das cruzadas contra os mouros. Converteu-se ao Catolicismo em 1220, abdicando de toda sua riqueza para viver como um frade franciscano. Esta produção mostra as passagens mais importantes de sua vida: seu encontro com São Francisco, sua viagem ao Marrocos, os milagres e, sobretudo, sua pregação da palavra de Deus. Um programa recomendado para todas as famílias cristãs.

Título Original: San Antonio Di Padova
Ano: 2002
Elenco: José Sancho, Adriano Stuart., Daniele Liotti, Enrico Brignano, Francesco Stella, Glauco Onorato, Peppino Mazzotta, Vittoria Puccini
Direção: Umberto Marino
Gênero: Religião
Extras: Menu Interativo, Seleção de Cenas, A Vida de Santo Antônio, Obras-primas da pintura sobre Santo Antônio, Fotos do Santuário de Pádua
Países: Itália
Formato de Tela: Wide Screen
Áudio: Italiano: Dolby Digital 2.0"


http://www.netmovies.com.brtitulo/Santo_Antonio_O_Filme

Santo Antonio - Guerreiro de Deus (Itália - 2006)

Antonio Guerriero di Dio

99 min 12 anos

PORT/ITA ING/PORT

Santo Antônio era um jovem nobre que desfrutava de todos os prazeres e privilégios de sua poderosa família medieval, mas para a surpresa de seus companheiros, um dia decide sair às ruas de sua cidade. Ele estava determinado a obedecer a uma misteriosa voz interior. Enxergando extrema miséria, doenças e crueldade em todo lugar, Antonio foi tomado por uma compaixão sem limites. Seguindo os passos de São Francisco de Assis, ele faz votos de pobreza e castidade para dedicar toda sua vasta cultura, seu brilho, sua educação refinada à defesa dos fracos e oprimidos. Este santo revolucionário ousou desafiar as mais altas esferas da sociedade, o governo e até a Igreja, quando era corrupta e explorava o povo.

Título Original: Antonio Guerriero di Dio

Ano: 2006

Elenco: Arnoldo Foà, Jordi Mollà, Andrea Ascolese, Giovanni Capalbo, Eleonora Daniele, Paolo De Vita, Franco di Francescantonio, Marta Jacopini, Michele Melega, Matt Patresi, Damir Todorovic

Direção: Antonello Belluco

Gênero: Drama, Religião

Fonte: http://www.netmovies.com.br/titulo/Santo_Antonio_Guerreiro_de_Deus

Um comentário:

Rodrigo Fernandes disse...

esse ultimo que vc citou já vi várias vezes na locadora, mas nunca o loquei, porem sempre tive vontade...
o outro de 2002 nunca o vi na locadora.. vou loca-lo, acho muti bonita as histrias desses filmes...
beijos e um ótimo final de semna apra vc!!!