Seguidores

segunda-feira, 17 de março de 2008

"Carne Trémula", Almodóvar e sua arte

Em cena: o drama de David (Javier Bardem) e Víctor (Liberto Rabal)


Dos filmes de Pedro Almodóvar que assisti até hoje “Carne Trémula” (1997) é sem dúvida um dos seus melhores. O que torna o filme realmente perfeito é o fio condutor da história: o que há na verdade nas entrelinhas de uma paixão, ou melhor, das paixões avassaladoras que tem tudo para não dar certo. Mas que surpreendem ao serem reveladas e decididamente realizadas, conduzindo a uma catarse de pura introspecção.
Aliás, esperar algo intuitivamente óbvio de um filme de Almodóvar é não compreender a sua grande capacidade de surpreender, impressionar, pensar e emocionar a quem o vê. A grife Almodóvar não poupa cenas fortes, clássicas, tensas, comoventes e arrebatadoras. Quem já viu algum de seus filmes, ou simplesmente só chegou a ver algumas das cenas mais célebres (e justamente aquelas) ou se nunca viu, deve antes observar que nem tudo é mero exagero ou exploração artística regada à tensão, humor e forte erotismo. Para a maioria da crítica e como Pedro Almodóvar é realmente conhecido, o título de cineasta polêmico não passa de um clichê aos olhos de seus admiradores. O que para uns é noir, de mal gosto ou exótico, para outros passa a ser genial em sua abordagem nada convencional do que é uma história moral ou de amor.
O pulsar erótico de sua obra o distingue dos demais diretores justamente pela criatividade de como o elemento sexual pode funcionar dentro da trama e de que forma é transmitido, fugindo assim do lugar comum.
Quem vê a capa do DVD “Carne Trémula” na locadora ou na loja, já pensa “em preparar o espírito” para coisas que nunca haviam imaginado na vida. Mas o início do filme chega até ser comovente: pelo nascimento do protagonista, o inusitado sentimento do amor que chega à sua vida, a sua injusta prisão, os caminhos que seguirão os seus oponentes e o desfecho na cena em que fala com o filho que está na barriga da mulher, mais ou menos assim: “Há 26 anos eu também estava assim como você, prestes a nascer, mas a rua estava deserta, porque a Madrid daquele tempo era cheia de medo. Hoje, há pessoas nas ruas e vivemos em uma Espanha sem medo”.


Filmografia de Pedro Almodóvar:

2006 - Volver (Volver, Esp.)
2004 - A Má Educação (La Mala Educación, Esp.)
2002 - Fale com Ela (Hable con Ella, Esp., Fra.)
1999 - Tudo Sobre Minha Mãe (Todo sobre mi madre, Esp., Fra.)
1997 - Carne Trêmula (Carne trémula, Esp., Fra.)
1995 - A Flor do Meu Segredo (La flor de mi secreto, Esp., Fra.)
1993 - Kika (Kika, Esp., Fra.)
1991 - De Salto Alto (Tacones lejanos, Esp., Fra.)
1990 - Ata-me! (¡Átame!, Esp.)
1988 - Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (Mujeres al borde de un ataque de nervios, Esp.)
1987 - A Lei do Desejo (La Ley del deseo, Esp.)
1986 - Matador (Matador, Esp.)
1985 - Tráiler para amantes de lo prohibido (media metragem para o programa da TVE c)
1984 - ¿Qué he hecho yo para merecer esto?
1983 - Maus Hábitos (Entre tinieblas, Esp.)
1982 - Labirinto de Paixões (Laberinto de pasiones, Esp.)
1980 - Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón
1978 - Folle... folle... fólleme Tim!
1978 - Salomé
1977 - Sexo va, sexo viene
1976 - Muerte en la carretera
1976 - Sea caritativo
1975 - Blancor
1975 - La Caída de Sódoma
1975 - Homenaje
1975 - El Sueño, o la estrella
1974 - Dos putas, o historia de amor que termina en boda
1974 - Film político

Um comentário:

Rodrigo Fernandes disse...

muito bom post...fiquei com vontade de assisti-lo mesmo não indo muito com a cara dos filmes do Almodovar.. as vezes não consigo entende-lo mutio bem..rs...
vou caça-lo nas locadoras.. a capa é realmente impressinante e forte...condiz com o que é Almodovar e seus filmes... sempre polemico...
beijos