Seguidores

sexta-feira, 14 de março de 2008

"Call it, friendo"



Frase do assassino interpretado por Javier Bardem cai na boca dos americanos
11.03.08 06:07 pm

De acordo com pesquisa de entidade de lingüística, a frase "call it, friendo" foi a gíria mais popular a surgir de Hollywood em 2007
Caio MartinsNão é só o Capitão Nascimento que é capaz de provocar uma explosão de gírias e expressões na boca do povo. Se hoje no Brasil, quase meio ano depois da estréia de Tropa de Elite, é possível ouvir por aí frases como "Pede pra sair", "O senhor é um fanfarrão" e afins, lá nos States é o vilão encarnado por Javier Bardem no vencedor do Oscar Onde os Fracos Não Têm Vez quem enriqueceu o vocábulo da gringaiada.
De acordo com a instituição científica norte-americana Global Language Monitor - que pesquisa novas tendências na língua inglesa, basicamente no que diz respeito às influências da mídia e cultura de massa - a frase "call it, friendo" (equivalente a dizer "você escolhe, amigo") figura no topo das expressões derivadas dos filmes de Hollywood desta temporada - denominadas "Hollywordies".
Em cena do filme que origina a célebre frase, o psicopata encenado por Javier Bardem (que lhe valeu o Oscar de ator coadjuvante) aborda o dono de uma vendinha, vítima presa em potencial, e pede para que aposte sua vida no cara-e-coroa. O fundador da entidade, Paul Payack, descreveu assim o fenômeno: "É uma frase que vai percorrer o mundo. A princípio, pensávamos que a frase ficaria em segundo lugar. Mas as pessoas começaram a usá-la em sua vida diária e ela causou furor em Hollywood", diz um estupefato Payack.
Bebês & iPodsAs expectativas de Payack poderiam estar centradas na sensação indie de Juno. O Oscar dos irmãos Coen eram favas contadas, enquanto Juno, um filme que gira em torno de gravidez precoce e aborto, criou uma surpreendente empatia com o público - algo que pode ser detectado apenas pelo impacto da atriz principal Ellen Page - com 21 anos, a menina oferecia o protótipo estético de sensações teens como Kymia Dawson e Mallu Magalhães, à maneira do fenômeno que Amèlie Poulain criou na geração passada.
No entanto, lá está Ellen Page encaixando não uma, mas três de seus "ditados" na terceira posição, dentre as frases mais adotadas: "Silêncio", "Doodle can't be undid" (algo como "o negócio não pode ser desfeito"), e a melhor, de longe, "Eu deveria ir para a China, porque ouvi que lá eles dão bebês que nem iPods, de graça".
Para elaborar a lista, de acordo com a agência de notícias EFE, a Global Language Monitor usa um algoritmo de elaboração própria, que rastreia a freqüência de palavras e frases nos meios de comunicação eletrônicos e impressos, assim como na blogosfera, na internet como um todo e em bases de dados.


Um comentário:

Rodrigo Fernandes disse...

ahah, legal essa notícia, têm algumas falas que realmente pegam por lá... e nem tanto por aqui... teve tbm um caso com o Jerry maguire que tbm pegou, enfim... isso mostra que não é só nós que ficamos bobões em repetir as bobagens do capitão nascimento, ehehhe...é ou não, sua fanfarrona?!?! hehehhe
Beijos