Seguidores

sábado, 22 de março de 2008

Algumas curiosidades do cinema almodovariano a partir dos filmes realmente comerciais:

Em 1980, conseguiu realizar seu primeiro longa-metragem - Pepi, Luci e Bom... Logo na sua primeira realização cinematográfica já se podia observar a sua marca pessoal e conhecida - a irreverência, as cores fortes, a força do desejo que move as personagens, a galeria de tipos estranhos, etc. É uma nova Espanha que aparece nos filmes de Almodóvar. Pois o contexto histórico daquele período em seu país reportava ao fim da repressiva ditadura do General Franco (1939-1976).
Em seguida vieram “Laberinto de Pasiones” (Labirinto de Paixões), de 1982, que não chega a conseguir grande sucesso. Com “Entre tinieblas” (Maus hábitos), 1983 y “¿Qué he hecho yo para merecer ésto?” (1984), abrem-se para o diretor as primeiras portas do reconhecimento e dos mercados fora da Espanha, sobretudo europeus e americanos.
Mas a fama internacional começa a realização de “Matador” (1986), pequena obra-prima que devassa o mundo das touradas, uma das instituições culturais do povo espanhol. Em 1987, Almodóvar criou sua própria produtora, a El Deseo (O Desejo, em português), e não à toa que leva este nome, algo de intenso significado para o diretor. A El Deseo o acompanha até hoje. Os primeiros filmes realizados em sua produtora são os célebres: “La ley del deseo” (A lei do desejo), 1987; Mulheres À Beira de um Ataque de Nervos, 1988 (indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, sendo o filme estrangeiro de maior bilheteria nos Estados Unidos no ano de 1989, e o filme espanhol de maior sucesso em todos os tempos) e “Ata-me”! (1990).
Nos últimos anos, Almodóvar realizou os aclamados “Carne Trémula” (Carne Trêmula) e “Todo sobre mi madre” (Tudo Sobre a Minha Mãe), 1999, pelo qual arrebatou ainda os prêmios de Melhor Diretor na Academia Britânica, em Cannes e na Academia Européia, além de ter sido indicado como Melhor Roteiro Original também na Academia Britânica. Três anos depois de Tudo sobre minha Mãe, Almodóvar volta com novo sucesso de crítica e bilheteria: "Hable con ella" (Fale com Ela), em 2002. Embora neste filme deixe de lado a temática feminina e aborde o universo do homens. A história gira em torno da amizade de dois homens apaixonados por mulheres em coma - uma bailarina e uma toureira.
O filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original e o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 2003. O diretor também ganhou uma indicação ao Oscar de Melhor Diretor, mas quem levou a estatueta foi Roman Polanski, por O Pianista.

Algumas curiosidades sobre o próprio diretor:

- Creditado algumas vezes em filmes como: Almodóvar, Pepe Patatia, Pepe Patatin.

- Desde 1974 faz filmes amadores (produzidos em Super 8), Almodóvar onde deixa sua marca também em com ''Dark Habits'', a história de freiras delinqüentes. A filmografia que se seguiu é vista como uma mistura kitsch de comédia e melodrama, com recorrente abordagem das várias facetas da sexualidade (o diretor é assumidamente homossexual).

- Ganhou o Prêmio Oficial da Ordem das Artes e Letras do Ministério da Cultura Francês.

- Escreve todos os roteiros que dirige.

- O cinema original, extravagante e ousado de Pedro Almodóvar, tem ainda forte componente autobiográfico - ''Toda minha vida está em meus filmes'', ele disse uma vez.

- Foi com o filme mulheres à beira de um ataque de nervos que catapultou a carreira do ator, Antonio Banderas.

- Almodóvar desenvolve paralelamente ao cinema uma carreira de escritor, já tendo publicado contos, artigos e o livro ''Fuego en Las Entrañas''.

- Foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Oscar de melhor diretor.
Sobre o filme "Mala Educación" (Má Educação), 2004: É a segunda vez em que a atriz Leonor Watling e o diretor Pedro Almodóvar trabalham juntos. A anterior foi em Fale com Ela (2002); foi o primeiro filme espanhol a ser escolhido para abrir o Festival de Cannes. Foi exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2004.

No filme "Volver" (2006) O diretor Pedro Almodóvar e a atriz Penélope Cruz trabalham juntos pela terceira vez. Os anteriores foram Carne Trêmula (1997) e Tudo Sobre Minha Mãe (1999); é a sétima vez com a atriz Carmen Maura: os anteriores foram Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón (1980), Maus Hábitos (1983), Que Fiz Eu Para Merecer Isto? (1984), Matador (1986), A Lei do Desejo (1987) e Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988); foi escolhido como representante da Espanha para o Oscar de melhor filme estrangeiro e também foi exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2006.

Fontes:

http://www.wikipedia.org

http://www.adorocinema.com


Nenhum comentário: